Olá! Tudo bem?
Os telhados são responsáveis por dar forma à casa - mesmo quando os escondemos atrás de uma platibanda. É por isso que o telhado da sua casa precisa ser pensado junto com outros ítens da arquitetura - paredes, esquadrias, revestimentos, etc.
Vamos lá: o tipo de telha que você escolher vai determinar a inclinação mínima do telhado. E quando se fala mínima, significa que esse telhado pode ficar mais inclinado, ok?
As inclinações mínimas são determinadas pelo fabricante da telha. E esse pessoal não brinca em serviço, não! As informações que o fabricante passa para nós, consumidores são conclusões de estudos e muitos testes. Não é legal? Não precisamos adivinhar nada, não precisa confiar na experiência de nenhum construtor e nem testar. Basta pegar a informação que está disponível e aplicar.
Outra facilidade: o cálculo da inclinação é feito em percentual, não em ângulo. O percentual facilita demais a conta, que é muito simples e rápida.
Para início de conversa: sabe quem vai determinar a altura do telhado da sua casa? VOCÊ. Sim, você é a primeira pessoa que vai determinar qual é o parâmetro que vamos usar para determinar esse telhado. É você que vai escolher dentre as seguintes opções:
- Quero um telhadão bem aparente na fachada da casa.
- Não me importo muito com a aparência, preciso que o telhado leve em conta a economia e use o mínimo de material necessário.
- Prefiro uma casa com um ar moderno, quadradinho, com o telhado escondido.
- Não quero telhado, muito menos calhas. Não quero saber de calha entupida!
Telhas de barro |
telhas de ardósia |
telhas de concreto |
Se você ficou com a opção 2 ou 3, leve em consideração as telhas metálicas e as fibro-cimento, que pedem inclinação mínima de 10% e 15% respectivamente.
Telhas metálicas |
Telhas fibrocimento |
E se você é da turma que tem trauma de telhas quebradas e calhas entupidas, pense na opção de usar uma laje como cobertura, sem telhas. É claro que será necessário fazer uma bela impermeabilização, contratando uma empresa especializada nesse assunto. Nada de achar que o pedreiro "faz-tudo-do-alicerce-ao-telhado" vai fazer um trabalho que fique a contento. Não vai. E também não vá pensando que a cobertura de laje não requer inclinação. Requer, sim. Pelo menos 1% de inclinação ela tem que ter. Aí você escolhe para que lado (ou lados) você prefere que a água da chuva escorra.
Para calcular a altura do telhado: H= L x i
Ou seja, se a inclinação mínima indicada pelo fabricante for de 30%, a cada 1m de L, a altura do telhado aumenta 0,30m. Se L for de 2m, H será 0,60m. Se L for de 3m, H será de 0,90m.
Outro exemplo:
L= 3,80m
i=40%
H = 3,80 x 40/100 = 1,52m
Viu como é fácil?
Observação: no esquema que desenhei como se o telhado tivesse beiral, o objetivo foi deixar bem claro que você deve calcular desde a ponta do telhado até a parte mais alta.
Bem, eu espero que este material tenha te ajudado na sua construção, lembre de compartilhar com alguém que também esteja precisando saber disso!
Um abraço, e até quinta-feira que vem!
www.grazialessio.com.br
PS: se você tiver alguma sugestão de assunto ou alguma dúvida sobre o seu projeto e obra, envie para o e-mail grazialesio@gmail.com
Para a honra e glória de Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita ao blog.