segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Como marcar o esquadro com linha e trena


Obra pequena: dificilmente temos orçamento para pagar o topógrafo para fazer a locação da obra. Eitaaaa
E aí, tem que partir para a linha e trena para colocar o gabarito no esquadro.
Não tema: a dica é marcar as medidas aproximadas e fincar as estacas no chão - por fora das medidas, ok? Dá uma folga de uns 50cm de cada lado.


Depois, bate o nível nas estacas, prega as tábuas na marcação do nível. Olha aí: o topo da tábua deve ficar exatamente onde tu marcou o risco do nível. Se colocar diferente não adianta bater o nível! ahahahahhahah

Aí chegou a hora de colocar os pregos (de cima para baixo) na tábua horizontal. A distância entre os pregos deve ser a medida indicada no projeto, passa a linha para marcar o alinhamento da primeira parede, que eu chamo de linha mestre.

Como definir qual será a linha mestre?
Esta primeira linha/parede deve ser arbitrada, ou seja, o projeto deve indicar qual será a linha mestre. Sugiro que a linha mestre seja um alinhamento já existente e que não pode ser deslocado, tal como o alinhamento da divisa com os vizinhos, por exemplo. Se o terreno for grande como um sítio, a linha mestre deverá ser posicionada conforme os pontos cardeais a fim de respeitar a posição solar indicada no projeto.

A segunda linha deve estar a 90 graus da linha mestre, então usamos a trena para marcar o esquadro.

Como marcar o esquadro com uma trena?
Usando o triângulo retângulo mais simples de lembrar e de se medir na trena: triângulo 3-4-5
Estas medidas (e seus múltiplos) formam um ângulo de 90 graus. Por exemplo: um cateto com 3m o segundo cateto com 4m e a hipotenusa com 5m. Ou... 30cm, 40cm e 50cm. Tu escolhe o múltiplo que melhor se adequar às dimensões que precisa marcar, ok?


Lembrete 1: quanto maior o triângulo que puder fazer, mais perfeito será o esquadro.

Lembrete 2: cuidado com a flecha! Não é a flecha do arco ehehehhehe! É aquela folga que fica na trena, quando não tá esticada. Estica a trena o máximo possível, para não dar diferença na medida, combinado?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita ao blog.