quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

5 kitnets - 20m2 - Custos de obra

Custo de obra - 5 kitnets

Se você já viu o vídeo do projeto Condo Xaxim, que é um projeto de 5 kitnets de 20m2 deve ter se perguntado: "Quanto será que custa construir uma obra como essa?"

Se você ainda não viu esse projeto, aqui está o vídeo sobre ele:




Muitos me perguntaram quanto custa cada kitnet, então eu resolvi tirar essa dúvida.

Bem, eu já fiz um vídeo explicando como calcular uma estimativa de custo de obra:



Mas vamos calcular juntos essa obra. A primeira coisa que você deve fazer é pesquisar no google "sinduscon  RS" - mudando o RS para o seu estado, ok?



Clicando ali no link do CUB, vai chegar a uma página como essa:


Para esse projeto, eu vou escolher o projeto R-1 B (padrão de acabamento baixo) que está em R$ 1602,80 - referente ao mês de Novembro de 2020.
Você vai ver que hoje, dia 24/12, não há a tabela do mês de dezembro de 2020, ela será publicada no 1o dia de janeiro.

Agora, eu pego a área construída do projeto:

e o meu primeiro impulso é multiplicar a área construída 95,63m2 pelo valor do CUB, o que resulta em R$ 153.275,76.

Mas espere! É preciso considerar também os custos de construção dos pátios! E são custos bem consideráveis: muros, cercas, jardim, pavimentos, esgotos, entrada de energia, etc.
Para estes custos de pátio, eu considero 10% do CUB. Neste caso, R$ 160,00 por m2 de pátio.
Veja a tabela de áreas e custos:


Como resultado final, se previna com um valor de R$ 172mil para terminar a obra sem grandes sustos.
Claro que aqui estamos falando dos custos de obra, não incluindo os de arquiteto e/ou engenheiro, além dos custos de documentação.

Espero ter te ajudado a esclarecer melhor como fazer uma estimativa de obra!


Graziela Alessio

www.grazialessio.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita ao blog.