Existem 2 formas de ventilar os banheiros: por janela ou por ventilação mecânica (exaustor).
Em casas pequenas, nem sempre é possível ter janelas em todos os cômodos, e quando isso acontece, é o banheiro que pode ficar sem janela.
Nesses casos a ventilação é feita com um exaustor que é popularmente conhecido como ventokit. Isso é um marca de um fabricante, existem outras empresas que fabricam esse equipamento.
O acionamento é feito através do interruptor, o mesmo que acende a lâmpada.
Custos
O equipamento custa aproximadamente R$200,00 e já vem com o duto e o acabamento externo de parede. Se for necessário ter um duto maior, basta fazer uma extensão, usando um tubo de PVC.
A opção do uso de janela custa mais. Veja: a janela mais barata que eu encontrei na internet custa R$ 100,00, mas é preciso considerar o custo de instalação. Também há o custo extra que será o tempo de trabalho do pedreiro na execução da alvenaria. Ele leva mais tempo para executar uma parede com um vão do que uma parede inteira. Lembre também da necessidade de fazer uma verga de concreto para a janela, o azulejista terá mais trabalho para fazer os recortes nas bordas da janela e será necessário colocar uma pedra no peitoril para fazer a pingadeira.
Outro fator que deve ser considerado é a possível necessidade deixar um poço de luz para ventilar a janela do banheiro.
Poço de luz é um espaço perdido, que tem um custo de execução: precisa fazer o esgoto para escoar a água da chuva e precisa de uma porta para acessar este espaço.
Claro que essa é uma ótima opção para quem não tem como prioridade a redução de custos de obra e se agrada da possibilidade de ter um espaço externo que pode ser um ótimo lugar para ter um pequeno jardim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita ao blog.