quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Iluminação Natural

Todos concordam: iluminação natural é importante.

O que é pouco difundido é a importância que a luz do sol tem na sua saúde. Seu efeito bactericida a torna uma boa forma de manter a assepsia dos cômodos, principalmente os dormitórios.

É preciso cuidado com a posição das janelas.

A donas de casa em geral pedem a pia da cozinha sob a janela. Entre tanto, esta não é a melhor posição para a pia. É difícil ficar na pia, de frente para a luz natural, que geralmente causa ofuscamento e cansaço visual. Há também que se pensar que os armários aéreos são muito úteis próximos à área de trabalho (bancada da pia).

Um banheiro com janela voltada para leste (sol nascente) é uma verdadeira tortura para quem recém acordou num dormitório escuro e entra num banheiro extremamente iluminado pelo sol.

Uma boa forma de fazer uma sala parecer bem maior é projetar uma boa iluminação artificial, e abusar das dimensões das janelas. Tomando o cuidado de instalar dispositivos de controle de luz: brises, venezianas, persianas e cortinas. Em geral, 2 dispositivos combinados geram bastante conforto. Ninguém quer assistir um filme com sol batendo no vidro, certo?