Prego certo no lugar errado

 Existem diferente tamanhos de pregos. Disso você já sabe. Mas sabe também que pregos do mesmo tamanho podem ser diferentes?

Existem os pregos comuns e os galvanizados. Estes passam por um processo de galvanização, no qual o prego é revestido com uma camada protetora de zinco. Isso confere ao prego resistência à corrosão, permitindo o seu uso em ambientes externo e expostos ao mau tempo. São ideais para a montagem de móveis e estruturas externas que demandam resistência à corrosão, como decks, cercas e pergolados.

A qualidade do banho de zinco é extremamente importante no prego galvanizado, pois um prego de má qualidade pode perder a sua camada protetora na cabeça ao receber as marteladas.



Parede de madeira

Nesta foto, vemos uma parede externa de uma casa de madeira, em que foram usados pregos para a fixação das paredes nos pilares de madeira. Não há nenhum problema aqui.





Mas veja esta outra foto: percebe as manchas escuras? As 2 fotos são de paredes da mesma casa, mas uma tem uma aparência de ser mais velha do que a outra, certo? Só aparência, pois as duas têm a mesma idade. O que ocorreu foi um erro do carpinteiro, que usou pregos galvanizados na primeira foto e usou pregos comuns na segunda foto.
Fato: não há prejuízo estrutural neste caso, apenas a aparência fica pior. "Apenas". Note que a aparência tem uma grande importância aqui, pois a idade aparente do imóvel influencia no seu valor de venda. Neste caso, a solução é a pintura com cor ao invés da pintura com tinta incolor.

Ficou com dúvidas ou quer dar uma sugestão? Escreva nos comentários.
Lembre de se inscrever no meu blog!

Comentários