quarta-feira, 3 de março de 2021

Muito difícil de empreender desse jeito!

 Quando a gente fala sobre as leis e regras das prefeituras, aquelas coisinha chatas que nos dão limite no quanto podemos construir no terreno, sempre vem aquela sensação de injustiça...

Antes de começar, vou te pedir para deixar um like, comentar aqui em baixo e compartilhar nas suas redes sociais! Isso me ajuda muito!

Esses limites que a prefeitura impõe, que atrapalham a vida dos donos de terrenos, geralmente são:

  1. a área máxima de construção
  2. a área máxima do terreno permitido fazer a construção
  3. a altura máxima
  4. recuo mínimo
  5. medidas mínimas dos espaços internos
  6. exigência de ter vagas de garagem ou estacionamento
  7. permissão para retirada de árvores - ou não.

Eu sei o que tu deve estar pensando... Deve ser algo assim: "Poxa, o terreno é meu, porque eu não posso construir o que eu quiser?". Acertei?

No caso dos investidores, as pessoas que pretendem fazer construção de apartamentos para aluguel ou para venda, a frase deve ter sido:

"Assim fica muito difícil empreender!"

A primeira coisa que tu precisa saber quando vai iniciar um investimento - seja para construir a tua própria casa, seja para construir para outras pessoas morarem - é que tu precisa agarrar o máximo de informações que puder, procurar entender bem quais são as regras do jogo, para que ele não te pegue desprevenido.

O que eu quero dizer com isso? Simples: NÃO COMPRE UM TERRENO SEM SABER EXATAMENTE O QUE VOCÊ PODE CONSTRUIR NELE.

Antes de fechar um negócio, procure o setor da prefeitura que faz as aprovações, não tenha um pingo de medo de parecer chato, o funcionário da prefeitura está lá para te passar essas informações.

Mas antes de ir na prefeitura, você precisa se certificar de que a pessoa que está tentando te vender um imóvel é o proprietário que consta nos documentos, certo? Com esse documento na mão, pode ir incomodar o pessoal da prefeitura! Eheheheheh

Em segundo lugar, te dou um conselho: não adianta reclamar, o sistema funciona assim, você não tem o poder de mudar isso. A sua arma é ter o conhecimento, conversar com pessoas que já fizeram construção nas proximidades, conversar com um arquiteto ou engenheiro e até mesmo se aconselhar com pessoas do seu círculo social - muitas delas vão te contar sobre as coisas que deram muito errado com elas. Não tenha medo, aprenda com os erros delas.

Em terceiro lugar, eu te digo: as regras das quais você está reclamando agora são as mesmas que impedem o vizinho do seu lado de fazer uma construção absurda e que vai te prejudicar muito, talvez até te gerar algum prejuízo.

Já pensou se você constrói uma casa linda e logo depois o vizinho da frente instala uma indústria?

Não, não estou defendendo a prefeitura, só estou tentando fazer você ver algum lado bom disso e tentar tirar o melhor proveito possível.

Agora, vem a dica de ouro: quando tu tem o máximo de informações sobre o imóvel, tu tem um tesouro na mão. Literalmente. Essas informações vão ser teus argumentos na hora de negociar o valor do terreno.

Por exemplo: O terreno que você quer comprar tem um árvore. Se você sabe que vai ter que pagar taxas extras para cortar ou que vai ter que comprar 15 mudas e doar para a prefeitura, você tem o argumento para negociar um bom valor com o proprietário. Isso é muito diferente do que se você fecha a compra do terreno achando que só vai gastar com o cara da motoserra.

Outro exemplo: Você planeja construir um prédio com 20 kitnets. Mas descobre que o terreno que gostou só permite a construção de 15 kitnets. É um argumento que tu pode usar na negociação: "olha, vendedor, eu estou procurando um terreno para fazer 20, ali só posso fazer 15... vou ter que pensar sobre o  assunto... mas talvez fique mais fácil eu fechar a compra se você me fizer um valor mais baixo..."

Eu disponibilizo no link um guia que te dá uma série de ítens que tu precisa saber antes de fechar a compra de um terreno. É grátis!

Espero que eu tenha te ajudado um pouquinho, lembra de dar um like, comentar aqui em baixo e compartilhar nas suas redes sociais! Isso me ajuda muito!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita ao blog.