quinta-feira, 14 de junho de 2018

Coberturas - Como Projetar a Tesoura de Madeira

Olá, tudo bem?

Você já deve ter se perguntado "como projetar uma estrutura de cobertura", não?
Bom, na minha época de Unisinos, tive uma disciplina que tratava somente de detalhamento de escada, cobertura de madeira e detalhamento de esquadrias. Ao meu ver, era uma disciplina importantíssima, mas a universidade mudou o currículo da Arquitetura e essa disciplina foi retirada da grade. Até hoje eu não entendo o porquê. Notei que os colegas que não cursaram essa disciplina ficaram com esse déficit!

Aqui no Blog eu já tratei do assunto de detalhamento de esquadrias e eu incluí um link para acessar um arquivo do Autocad (.dwg) com vários tipos de esquadrias que eu detalhei. Se não viu ainda, clica aqui.

Como você deve imaginar, as estruturas de madeira devem ser calculadas para dimensionar cada peça. Maaaasssss, graças a Deus, e aos grandes Mestres da Arquitetura, que não pouparam esforços em disseminar o seu conhecimento, tal como Gildo Montenegro, a quem sou eternamente grata (ehehehhehehe)! To rindo, mas falo do fundo do meu coração!


Bom, fato é que o Montenegro publicou um livrinho baratinho, que eu indico que tu compre e tenha aí na tua biblioteca, chamado Ventilação e Cobertas - Arquitetura Tropical na Prática.
Cara, esse livrinho é o ouro! O Meu é uma relíquia, adquirida em 28 de maio de 1996 - eu sei pq eu tenho o costume de escrever a data na contracapa. Mania minha...

Vamos começar conhecendo intimamente a tesoura? Vamos!
Tesoura é um dos tipos de treliça, é uma estrutura que serve para superar a carga sobre ela e o próprio peso.
A tesoura é composta de diferente peças, que suportam cargas de tração e/ou compressão, cujo conjunto trabalha para vencer um determinado vão e suportar as cargas.
As partes da tesoura são:

  • linha - peça horizontal
  • perna - peça que forma o ângulo da cobertura
  • pendural - peça vertical 
  • escora - peça inclinada entre a linha e a perna.


Dicas Importantes:

  • observe que a escora é paralela à perna.
  • o pendural não se apoia na linha. Para lembrar: Pendural - Pendurado, ok? Em casos de grandes vãos, a linha é que se suporta no pendural, para não envergar pelo próprio peso.
  • todas as peças devem ser contidas num único plano, para evitar o risco de desabamento.
  • a montagem da tesoura no chão, sobre um piso plano, te ajuda a selecionar (e rejeitar) as peças empenadas.
Abaixo uma tabela de dimensionamento das peças da tesoura. Lembrando que esta tabela serve para quem precisa de um dimensionamento rápido e não se importa em usar madeira extra.


Outra: o "VÃO" é o comprimento da linha.

Esse Montenegro é realmente incrível, né?

Um abração, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita ao blog.