quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Telhado: Qual é a altura certa? Como calcular a inclinação mínima

 Olá! Tudo bem?

Os telhados são responsáveis por dar forma à casa - mesmo quando os escondemos atrás de uma platibanda. É por isso que o telhado da sua casa precisa ser pensado junto com outros ítens da arquitetura - paredes, esquadrias, revestimentos, etc.

Vamos lá: o tipo de telha que você escolher vai determinar a inclinação mínima do telhado. E quando se fala mínima, significa que esse telhado pode ficar mais inclinado, ok?

As inclinações mínimas são determinadas pelo fabricante da telha. E esse pessoal não brinca em serviço, não! As informações que o fabricante passa para nós, consumidores são conclusões de estudos e muitos testes. Não é legal? Não precisamos adivinhar nada, não precisa confiar na experiência de nenhum construtor e nem testar. Basta pegar a informação que está disponível e aplicar.

Outra facilidade: o cálculo da inclinação é feito em percentual, não em ângulo. O percentual facilita demais a conta, que é muito simples e rápida.

Para início de conversa: sabe quem vai determinar a altura do telhado da sua casa? VOCÊ. Sim, você é a primeira pessoa que vai determinar qual é o parâmetro que vamos usar para determinar esse telhado. É você que vai escolher dentre as seguintes opções:

  1. Quero um telhadão bem aparente na fachada da casa.
  2. Não me importo muito com a aparência, preciso que o telhado leve em conta a economia e use o mínimo de material necessário.
  3. Prefiro uma casa com um ar moderno, quadradinho, com o telhado escondido.
  4. Não quero telhado, muito menos calhas. Não quero saber de calha entupida!
Está vendo quantas opções diferentes? Viu como o que você quer é altamente determinante para definirmos o telhado da sua casa?

Bem, se você escolheu a opção 1, parabéns! Os fortes candidatos para você são as telhas de barro, de ardósia ou de concreto. Inclinações mínimas: 40%, 37% e 30%

Telhas de barro

telhas de ardósia

telhas de concreto

Se você ficou com a opção 2 ou 3, leve em consideração as telhas metálicas e as fibro-cimento, que pedem inclinação mínima de 10% e 15% respectivamente.


Telhas metálicas

Telhas fibrocimento

E se você é da turma que tem trauma de telhas quebradas e calhas entupidas, pense na opção de usar uma laje como cobertura, sem telhas. É claro que será necessário fazer uma bela impermeabilização, contratando uma empresa especializada nesse assunto. Nada de achar que o pedreiro "faz-tudo-do-alicerce-ao-telhado" vai fazer um trabalho que fique a contento. Não vai. E também não vá pensando que a cobertura de laje não requer inclinação. Requer, sim. Pelo menos 1% de inclinação ela tem que ter. Aí você escolhe para que lado (ou lados) você prefere que a água da chuva escorra.



cobertura de laje impermeabilizada


E geral, as empresas de impermeabilização dão garantia de 5 anos. Cá entre nós, garantia de 5 anos, significa que a impermeabilização vai durar muito tempo mais. Mas não pense que as coisas duram para todo o sempre, ok? Além disso, você vai precisar fazer a sua parte: depois de feita a impermeabilização, é preciso fazer a camada de proteção da manta, composta por contrapiso e assentamento de piso cerâmico.
Agora, vamos ver como calcular a altura certa de qualquer telhado:
tome a distancia entre o beiral e a cumeeira do telhado, multiplique pelo valor da inclinação e divida por 100.








   




Para calcular a altura do telhado: H= L x i

Ou seja, se a inclinação mínima indicada pelo fabricante for de 30%, a cada 1m de L, a altura do telhado aumenta 0,30m. Se L for de 2m, H será 0,60m. Se L for de 3m, H será de 0,90m.

Outro exemplo:

L= 3,80m

i=40%

H = 3,80 x 40/100  =    1,52m


Viu como é fácil?

Observação: no esquema que desenhei como se o telhado tivesse beiral, o objetivo foi deixar bem claro que você deve calcular desde a ponta do telhado até a parte mais alta.

Bem, eu espero que este material tenha te ajudado na sua construção, lembre de compartilhar com alguém que também esteja precisando saber disso!

Um abraço, e até quinta-feira que vem!


www.grazialessio.com.br


PS: se você tiver alguma sugestão de assunto ou alguma dúvida sobre o seu projeto e obra, envie para o e-mail grazialesio@gmail.com


Para a honra e glória de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita ao blog.