quinta-feira, 16 de abril de 2020

10 tipos de rodapés

O motivo principal para o uso de rodapés é o de fazer o acabamento no encontro entre a parede e o piso. Outro motivo: proteger a pintura da parede contra umidade no piso e contra arranhões que podem acontecer durante a limpeza.

O uso de rodapés não é obrigatório, mas as paredes ficam mais propensas a apresentar manchas e arranhões.

Os principais tipos de rodapés utilizados são:

MADEIRA
Por ser um material natural, a cor e a textura podem variar em cada peça. Pode-se pintar com tinta incolor ou pintar da cor de preferência.
Desvantagem em relação aos outros materiais: é preciso fazer um tratamento anti-cupim - o que não garante que nunca serão atacados por estes bichinhos… Outra: por ser um material natural, é sensível à umidade.
Vantagem: por ser maleável, é o que eu indico para a colocação em paredes que não são perfeitamente retas!

MDF
São os rodapés utilizados em pisos laminados, pois eles são exatamente da mesma cor do piso. Vantagem: simplificação da mão-de-obra. O mesmo instalador do piso laminado faz a colocação dos rodapés. Os rodapés têm uma cava onde pode-se esconder fios elétricos. Outra: mdf não sofre ataques de cupins.
Desvantagem: não servem para instalação em áreas com umidade. Além disso, não há muitas opções de tamanho e desenho.


POLIESTIRENO
É um dos tipos de rodapé que têm muitos tipos de desenho, alturas e cores. Dispensa pintura, mas se quiser pintar, pode usar tinta acrílica. Também permitem esconder fiação. O poliestireno é um tipo de plástico, ou seja, é muito durável e pode ser instalado em áreas úmidas.


ROCHA
Sem dúvidas, esse é o tipo de rodapé mais resistente de todos. Pode ser utilizado em áreas úmidas e também em ambientes externos, como sacadas e varandas. No entanto, não são indicados para a colocação em espaços com pisos de madeira e pisos laminados. Outra vantagem: não tem custo de pintura e manutenção zero, apenas limpeza com com pano úmido e sabão.


PORCELANATO OU CERÂMICA CORTADO
O mesmo porcelanato ou cerâmica utilizado no piso, cortado em tiras com a altura desejada para servir de rodapé. Vantagens: não será pintado, já que este rodapé é feito para ser igual ao piso! É uma solução muito prática na hora de combinar os materiais. A desvantagem é o valor extra de mão de obra para cortar as peças cerâmicas. Desvantagem: o acabamento no topo não fica bonito, pois a massa da cerâmica fica aparente. A solução mais utilizada é o acabamento com massa corrida (ou acrílica) e pintura da mesma cor da parede. Dica: para fazer o melhor aproveitamento do material, defina a altura do rodapé conforme o múltiplo do tamanho da peça cerâmica.


PEÇAS DE CERÂMICA PRONTAS
São peças prontas, que serão colocadas da mesma forma que o piso cerâmico: coladas com argamassa colante e rejuntadas. A vantagem sobre o rodapé de cerâmica cortada é a de ter o acabamento superior já pronto, sem necessidade de pintura. A desvantagem é a dificuldade de combinar o piso com o rodapé.


PVC
Podem ser utilizados em área úmidas, são de instalação fácil e vêm com as peças de acabamento (emendas e cantos) prontas, é só encaixar. Dispensa pintura, mas se quiser pintar, pode usar tinta acrílica. Este modelo está disponível em 4 cores: branco, mogno, gelo e bege.

Mas este outro modelo está disponível apenas em branco:
ALUMÍNIO
Pode ser na cor natural do alumínio ou pode ser o alumínio anodizado - daí as cores disponíveis serão as que o fabricante oferece, que em geral são branco, preto, bege e marrom. É um tipo de rodapé que pode ser instalado em áreas molhadas, inclusive externas. Usado com um rodapé saliente na parede é uma má ideia, pois não suporta bem impactos. A maior desvantagem é essa mesmo, pois um dano no rodapé não tem conserto, a peça precisa ser trocada. É uma ótima opção para fazer o rodapé embutido na parede, o que dá a sensação de que a parede flutua. Esse tipo de acabamento é feito com cantoneira. Outra idéia é fazer uma iluminação com fita de led e fica lindo!


GESSO
Por ser um material maleável e que não convive bem com umidade, é o único nessa lista que eu não recomendo a nenhum cliente. Não suporta impacto e mancha com muita facilidade. Vantagem: é o material perfeito para paredes sinuosas!


CIMENTÍCIO
Por último e o menos usual é o rodapé cimentício, perfeito para áreas externas. E internas, dependendo da composição do seu espaço! Mas, assim como os rodapés de rocha, cerâmica e gesso, não se deve instalar esse tipo de rodapé sobre piso de madeira, laminado ou carpete.


E essa foi a minha lista de 10 materiais para rodapés! Você já conhecia todos? Conhece algum que não está nessa lista? Deixa aqui nos comentários para eu conhecer também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita ao blog.