terça-feira, 17 de novembro de 2015

Arborização Urbana

A insersão de árvores nas cidades é relativamente recente na história humana: até 1700, as árvores eram vistas como elementos exclusivos das florestas. A partir de 1800, em uma iniciativa pioneira em Paris e Londres, foram criados os Boulevars e Squares, onde as árvores foram introduzidas na paisagem urbana.

Paris, 2011


paisagem urbana de Paris

A arborização em Porto Alegre foi iniciada na metade do século 19 e foi intensificada a partir da década de 30, com plantio predominante de certas espécies, diferenciando-se os bairros da cidade.

Não há dúvidas que a arborização trás diversos benefícios à população: qualidade do ar, embelezamento da paisagem, sombreamento, etc.
Entretanto, o plantio e manutenção das árvores no meio urbano requer cuidados.

O ambiente urbano por si só não próprio para o desenvolvimento de árvores. Além disso, geralmente o vegetal é plantado após a conclusão de obras civis, em terreno compactado pelo tráfego de caminhões, solo com resíduos de material de construção. Estas condições dificultam a penetração das raízes da árvores no solo.
Portanto, algumas dicas para a melhor adaptação da árvore se fazem necessárias:

Buraco



é indicado que a cova seja pelo menos 60cm mais larga que o torrão do vegetal e 15cm mais profundo.

Área livre


é preciso que se deixe uma área livre no contorno da planta, de pelo menos 1m2.
Não dá pena da árvore? A pobrezinha está sufocada, pedindo socorro!

Tutoramento


A plantar uma muda, é necessária a utilização de tutores, para maior crescimento em altura e resistência aos ventos. A amarração pode ser feita com tiras de borracha ou sisal.



Podas 

Nem todas as espécies requerem ou aceitam podas. Para tal, é necessária a avaliação de um técnico. Atualmente, a podas de árvores devem ser autorizadas pela secretaria municipal do meio-ambiente. Os pedidos podem ser feitos através do site da prefeitura de Porto Alegre:

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smam/default.php?p_secao=128

ou por telefone, discando 156

Lembre-se, não corte ou pode uma árvore sem a devida autorização.

Um abração, e até loguinho!


Referência Bibliográfica: Arborização de Vias Públicas: Ambiente x Vegetação. Autores: Nara Zambelan dos Santos e Italo Filippi Teixeira
Agradecimento: a Luciana Alessio de Mello, minha mana, uma das minhas maiores incentivadoras e minha musa inspiradora.

Um comentário:

Obrigada pela sua visita ao blog.